Gears of War 4: Íntimo e Sombrio.
Gears of War 4 é o novo jogo da franquia exclusiva dos consoles da Microsoft. O game chega para dar um up na franquia já que o spin-off Gears of War: Judgement não caiu tanto nas graças dos fãs. Diferentemente da trilogia clássica, Gears of War 4 aparentemente não terá Marcus Fenix como protagonista. No trailer da E3 2015, a Microsoft mostrou um gameplay com uma dupla de personagens que lembram os clássicos Damon Baird e Samantha Byrne. Assim como Mass Effect (que começou exclusivo do Xbox nos dois primeiros jogos), parece que GoW planeja uma virada na série deixando seu personagem principal para trás. Mesmo assim, as armas clássicas como o rifle Lancer, a escopeta Gnasher e a Pistola Sub já foram confirmadas. Ao que tudo indica, Fenix e Shepard ficarão apenas na lembrança. A curiosidade no fim do gameplay anunciado na E3 é que o nome se reduziu a Gears 4, deixando de lado o "of War". Gears of War 4 é exclusivo do Xbox One e será lançado em 2016.
Jogabilidade
Vários elementos dos jogos anteriores permaneceram neste jogo como procurar cobertura e fazer recarregamentos activos. Gears of War 4 introduz a Faca de Combate, que pode ser usada para o combate corpo-a-corpo e permite novas maneiras de executar inimigos. Existem igualmente novas armas como a Dropshot que dispara brocas explosivas, e a Buzzkill que dispara lâminas de serra que fazem richochete. Os jogadores podem fazer um empurrão de ombro, desequilibrando os inimigos, e estes por seu lado podem tirar os jogadores de cobertura e fazer as sua próprias execuções.
O jogo tem quatro categorias de tempo: desde vento forte, subindo de intensidade até tempestades de categoria três, que afectam o combate e as características das armas.
Gears of War 4 oferece um modo cooperativo para dois jogadores, tanto local como online, diferente do suporte de quatro jogadores existente em Gears of War 3. O primeiro jogador controla sempre JD Fenix, enquanto que o segundo pode escolher entre Kait e Del, influenciando o decurso da história com a sua escolha. O jogo também inclui microtransações opcionais.
Produção
"Uma das coisas boas sobre o investimento da Microsoft, a não ser que este [Gears of War 4] se comporte de um modo horrível [nas vendas], é que sabemos que provavelmente iremos fazer outro."
-Rod Fergusson, director de Gears of War 4, quando questionado sobre o futuro da série.
Durante a E3 de 2013, Phil Spencer da Microsoft, anunciou uma nova franquia de seu novo estúdio interno, a Black Tusk Studios, que era uma nova aposta da empresa, além disso também disse que era possível haver mais um Gears of War. Em Janeiro de 2014, a Microsoft anunciou que tinha comprado os direitos da série da Epic Games, e que um novo jogo seria produzido pela The Coalition para Xbox One. Rod Fergusson, da Epic Games juntou-se à Microsoft para desempenhar um papel de liderança no estúdio The Coalition e no desenvolvimento da série. A 1 de Abril de 2015, Jack Felling da The Coalition confirmou que Gears of War 4 não seria publicado para Xbox 360.
Em Junho de 2015, Ray Davis da Epic Games, admitiu que está "absolutamente confiante de que ele [Rod Fergusson] vai fazer um grande trabalho com a franquia da Microsoft." A Microsoft mostrou pela primeira vez Gears 4 durante a Electronic Entertainment Expo 2015; depois da E3, Rod Fergusson referiu que a intenção da Coalition é fazer com que o jogo faça lembrar o ambiente do primeiro jogo, "Vamos voltar a algo muito pessoal, intimo, negro e misterioso, ter medo do boogeyman." Durante os primeiros meses de 2016, Gears of War 4 foi protagonista da revista Game Informer, e a edição de Abril lançou vários detalhes sobre o jogo, incluindo: a ação decorre em Sera, 25 anos depois de Gears of War 3; JD Fenix, o protagonista, é filho de Marcus Fenix; o principal inimigo chama-se "The Swarm"; existe um modo cooperativo para duas pessoas (online e local); o ambiente do jogo foi inspirado no norte de Itália. Depois da informação ter vindo a publico, The Coalition revelou que o jogo corre a 1080p com 30FPS no modo história, enquanto que o multijogador corre a 60FPS. A empresa britânica Splash Damage é a responsável pelo multijogador de Gears of War 4, depois de já ter trabalhado em Gears of War: Ultimate Edition.
A 6 de abril de 2016 The Coalition revelou a capa oficial do jogo e a sua data de lançamento. De acordo com a Microsoft, a revelação foi apenas a primeira de muitas e serve para iniciar “uma cadeia de revelações futuras sobre o que espera JD Fenix e a próxima geração de heróis Gears of War.” Na mesma altura foi dito também que a Epic Games trabalhou em Gears of war 4 durante seis meses antes de abandonar o projeto, e que parte desse trabalho revelou-se importante e foi usado pela Coalition para criar o jogo final.
Lançamento
Gears of War 4 foi lançado dia 11 de Outubro de 2016 pela Microsoft Studios em exclusivo para Xbox One. Os jogadores que compraram Gears of War: Ultimate Edition para Xbox One ou PC e os membros Xbox Live Gold têm acesso à beta a 18 e 25 de abril de 2016, respectivamente.
Como forma de promoção ao jogo, a Microsoft estreou um video durante a estreia da segunda temporada de Fear the Walking Dead. Com uma versão da canção "The Sound of Silence" de Simon and Garfunkel, o video foca-se no passado e presente de JD, o filho de Marcus Fenix, o protagonista dos primeiros três jogos da série.
Confira o trailer do game desenvolvido pela equipe de produção da Microsoft (XBOX):